UOL Notícias Notícias
 
04/06/2010 - 19h53 / Atualizada 04/06/2010 - 19h53

ONU prepara envio de mais policiais ao Haiti

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O Conselho de Segurança da ONU autorizou na sexta-feira o envio de 680 policiais adicionais para combater um possível recrudescimento da criminalidade no Haiti, que ainda se recupera de um terremoto que matou mais de 300 mil pessoas em janeiro.

O reforço será "temporário", diz a resolução do Conselho, e elevará a 4.391 o contingente policial da ONU no Haiti. Há também quase 9.000 militares estrangeiros, integrantes da força de paz chamada Minustah, no país desde 2004, sob comando do Brasil.

Num momento em que muitos haitianos ainda vivem acampados por causa do terremoto, a resolução aponta o "risco de um ressurgimento da violência de gangues, do crime organizado e do tráfico de crianças".

A elevação do efetivo policial havia sido recomendada em abril pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com base na notícia de que muitos criminosos estavam à solta devido à destruição da principal penitenciária haitiana no terremoto.

O relatório de Ban dizia também que a polícia haitiana precisa de ajuda da ONU para estabelecer uma presença "sustentável e visível" nos acampamentos e em outros lugares, contribuindo com um "ambiente propício" para a realização de eleições neste ano.

A ONU elevou o contingente da Minustah em 3.500 soldados e policiais na semana seguinte ao terremoto. O Conselho de Segurança disse que o novo reforço será mantido pelo menos até a posse do novo governo, prevista para fevereiro.

A decisão foi tomada três dias depois de os militares dos EUA anunciarem o fim quase completo das suas atividades humanitárias no Haiti.

Estima-se que 1,5 milhão de haitianos estejam vivendo em acampamentos superlotados de Porto Príncipe e arredores.

(Reportagem de Patrick Worsnip)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h09

    0,02
    3,158
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h19

    0,14
    74.544,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host