UOL Notícias Notícias
 
06/06/2010 - 15h26 / Atualizada 06/06/2010 - 15h26

Dois suspeitos de terrorismo são presos no JFK de Nova York

Por Chris Michaud

NOVA YORK (Reuters) - Dois homens de Nova Jersey foram presos no sábado no aeroporto de Nova York tentando pegar voos para encontrar com grupos militantes na Somália, com a intenção de matar pessoas, disseram autoridades no domingo.

Mohamed Mahmood Alessa, 20, de North Bergen, e Carlos Eduardo Almonte, 24, de Elmwood Park, foram presos no aeroporto internacional John F. Kennedy International quando tentavam embarcar em voos distintos para o Egito com destino final à Somália, informou a Procuradoria dos EUA em Nova Jersey.

Eles foram acusados de conspirar para cometer atos de terrorismo internacional pelo grupo Al Shabaab, movimento jovem ligado à Al Qaeda.

Autoridades federais norte-americanas disseram que eles não tinham explosivos e que a dupla, que estava sob vigilância desde outubro de 2006, não representava ameaça iminente.

Alessa e Almonte devem comparecer a um tribunal de Nova Jersey, na segunda-feira.

Autoridades locais e federais haviam vasculhado a casa dos dois detidos procurando por documentos, computadores e outros materiais.

De acordo com a acusação feita pela Procuradoria dos EUA, a área de inteligência do Departamento de Polícia de Nova York gravou diversos encontros da dupla com suspeitos em 2009, nos quais ambos teriam manifestado a intenção de matar pessoas no exterior, e possivelmente nos EUA.

"Vamos começar (a matar) aqui se não conseguirmos em outros lugares", teria dito Alessa em novembro, usando palavras árabes, conforme documentos entregues à Justiça.

"Eu quero, gostaria, de ser o terrorista mais conhecido do mundo", teria afirmado, de acordo com a acusação.

Alessa disse para sua família que estava indo ao Egito para estudar, segundo a acusação.

A dupla discutiu a preparação da viagem, incluindo economia de dinheiro, condições físicas e compra de armamento militar, antes de comprar as passagens aéreas.

Se condenados, os dois podem pegar prisão perpétua.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,03
    3,135
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h33

    -0,16
    75.868,23
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host