UOL Notícias Notícias
 
06/06/2010 - 12h26 / Atualizada 06/06/2010 - 12h26

Irã está pronto para escoltar navios para Faixa de Gaza

TEERÃ (Reuters) - A Guarda Revolucionária do Irã está pronta para escoltar navios de carga que estão tentando romper o bloqueio de Israel sobre a Faixa de Gaza, disse no domingo um representante do líder iraniano Ayatollah Ali Khamenei.

"As forças navais da Guarda Revolucionária estão totalmente preparadas para escoltar os comboios de paz", disse Ali Shirazi, representante de Khamenei, segundo a agência de notícias Mehr.

Qualquer intervenção do Irã poderia ser considerada altamente provocativa por Israel, que acusa o Irã de fornecer armas ao Hamas, movimento islâmico que comanda a Faixa de Gaza.

A Guarda Revolucionária --que tem navios, aviões e estrutura de comando separadas do Exército regular-- é completamente leal aos valores da República Islâmica.

"Se o supremo líder der uma ordem para isso, então as forças marítimas da Guarda Revolucionária irão fazer o melhor para garantir a segurança dos navios", disse Shirazi.

"É o dever do Irã defender as pessoas inocentes de Gaza."

Na última segunda-feira, tropas de Israel mataram nove ativistas a bordo de um navio que estava tentando chegar à Faixa de Gaza para ajuda humanitária. No sábado, outro navio foi abordado por forças israelenses, mas não houve feridos desta vez.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host