UOL Notícias Notícias
 
10/06/2010 - 10h16 / Atualizada 10/06/2010 - 10h16

Rússia congelará acordo de venda de mísseis ao Irã, diz agência

MOSCOU (Reuters) - A Rússia vai congelar um contrato para vender sistemas de mísseis S-300 ao Irã após a Organização das Nações Unidas impor uma quarta rodada de sanções contra a República Islâmica, disse a agência de notícias Interfax nesta quinta-feira.

A notícia, que cita uma fonte não identificada na indústria armamentista russa, contradiz autoridades russas que afirmaram que as sanções aprovadas na quarta-feira com o apoio de Moscou não afetará o acordo de mísseis de defesa aérea.

"A decisão do Conselho de Segurança da ONU é de cumprimento obrigatório e a Rússia não é exceção", disse uma fonte segundo a Interfax. "Naturalmente, o contrato para entregar os S-300 será congelado."

A Rússia usou seu acordo, ainda não concretizado, para vender mísseis S-300 ao Irã como instrumento em sua delicada diplomacia com Teerã e com potências ocidentais, que buscam conter as atividades nucleares iranianas que suspeitam ter objetivo de desenvolvimento de armas atômicas.

Israel e Estados Unidos pediram à Rússia que não entregue os sistemas de mísseis, que podem derrubar vários aviões e mísseis simultaneamente e podem ser usados para proteger instalações nucleares.

(Reportagem de Guy Faulconbridge e Steve Gutterman)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host