UOL Notícias Notícias
 
11/06/2010 - 08h39 / Atualizada 11/06/2010 - 08h39

Mandela cancela ida à jogo de abertura após morte de bisneta

JOHANESBURGO (Reuters) - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela não comparecerá à partida de abertura da Copa do Mundo nesta sexta-feira após uma bisneta do ex-líder da África do Sul morrer num acidente de carro, informou a Fundação Nelson Mandela.

A fundação informou em comunicado que Mandela, de 91 anos, apontado como responsável por ajudar a África do Sul a conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo em 2004, soube da morte de Zenani Mandela na manhã de sexta-feira.

"Dessa forma, seria inapropriado para ele comparecer pessoalmente à comemoração da abertura da Copa do Mundo Fifa 2010", afirmou o comunicado da fundação.

Os sul-africanos esperavam que Mandela pudesse comparecer à partida de abertura entre África do Sul e México, apesar de sua frágil saúde.

Zenani Mandela, morta dois dias depois de seu 13o aniversário, era uma das nove bisnetas do ex-presidente sul-africano. Ela morreu num acidente em que se envolveu o carro que a levava quando saía do show de abertura da Copa do Mundo.

A polícia disse que estavam incorretas as informações divulgadas inicialmente de que a ex-mulher do ex-presidente Winnie Madikizela-Mandela estava no carro. O motorista do veículo foi preso pela polícia, que investiga se houve homicídio culposo.

A Fundação Mandela disse que a família pediu privacidade. Zenani era neta de Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela e de Winnie Madikizela-Mandela.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    0,03
    3,158
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h03

    0,15
    74.554,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host