UOL Notícias Notícias
 
15/06/2010 - 11h04 / Atualizada 15/06/2010 - 11h04

Entidade dos EUA pede medidas mais duras contra Coreia do Norte

Por Arshad Mohammed

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos deveriam ser mais agressivos em suas punições e concessões destinadas a tentar convencer a Coreia do Norte a abandonar seu programa nuclear, segundo relatório de uma respeitada instituição independente norte-americana, divulgado na terça-feira.

O Council on Foreing Relations criticou o governo dos EUA por sua relutância em pressionar Pyongyang, e sugeriu que isso equivaleria a tolerar a capacidade nuclear norte-coreana.

O estudo, realizado por um grupo independente de 23 integrantes, entre os quais políticos democratas e republicanos, propôs uma abordagem mais incisiva contra o regime comunista, que fez testes nucleares em 2006 e 2009.

Washington tem tentado atrair a Coreia do Norte de volta a negociações multilaterais sobre o programa nuclear. O naufrágio de uma embarcação sul-coreana em março, atribuído a uma ação militar da Coreia do Norte, complicou a situação ainda mais.

Os autores do texto recomendaram "uma desnuclearização que inclua elementos tanto de coerção quanto de diplomacia," e identificaram quatro opções: aceitar a capacidade nuclear norte-coreana; impor uma mudança de regime; administrar a ameaça, contendo a proliferação do material nuclear, da tecnologia e do desenvolvimento de mísseis norte-coreanos; e tentar ativamente reverter tal capacidade nuclear.

O grupo rejeitou as duas primeiras opções e sugeriu que gerir a ameaça - o que estaria mais próximo da atual estratégia do governo - não resolveria o problema. Em vez disso, o grupo defende iniciativas para tentar reverter a capacidade nuclear norte-coreana.

Os especialistas propuseram que a questão seja encarada na seguinte ordem: impedir a proliferação nuclear norte-coreana; evitar que o país consiga instalar uma ogiva nuclear em um míssil; desnuclearização; planos de contingência para uma possível instabilidade; maior engajamento com a Coreia do Norte, com melhoria de vida para sua população.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host