UOL Notícias Notícias
 
15/06/2010 - 08h20 / Atualizada 15/06/2010 - 09h27

Israel anuncia revisão do formato de bloqueio a Gaza

Ori Lewis
Em Jerusalém

Fronteiras em Gaza

Israel está examinando formas de amenizar o bloqueio a Gaza, disse um ministro que compõe o gabinete israelense nesta terça-feira, ao classificar a política atual de contraproducente e confirmar declarações do enviado para o Oriente Médio, Tony Blair, de que uma mudança era provável.

"É hora de acabar com o bloqueio na sua forma atual. Isso não traz valor nenhum a Israel. De um ponto de vista diplomático, isso causa grandes problemas para a imagem", disse o ministro de Bem-Estar, Isaac Herzog, à Rádio Israel.

Ele disse que Israel informou Blair, que falou a ministros do Exterior da União Europeia na segunda-feira, que pretende "permitir uma passagem mais fácil de bens a Gaza" para a Faixa de Gaza.

"No momento eles estão trabalhando nos detalhes técnicos... de uma fórmula atualizada que também possa prevenir o contrabando de armas para a Faixa de Gaza", disse Herzog.

A pressão internacional para que Israel levante ou amenize o bloqueio à região, comandada pelo grupo islâmico Hamas, tem aumentado desde a operação militar contra um comboio naval que levava ajuda humanitária a Gaza que resultou em nove mortes.

Blair disse na segunda-feira que Israel havia concordado em princípio em amenizar o bloqueio a Gaza "em dias". Em suas declarações, Herzog não deu prazo para a revisão do bloqueio.

(Reportagem adicional de Luke Baker em Luxembourgo)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host