UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 13h50 / Atualizada 25/06/2010 - 18h44

Álvaro Dias é indicado vice de Serra a siglas aliadas

Por Fernando Exman e Natuza Nery

TORONTO/SÃO PAULO (Reuters) - O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) deve ser anunciado vice na chapa do candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra. Fonte da campanha tucana afirmou à Reuters que o senador foi escolhido como preferido e que Serra vai submeter o nome aos partidos aliados.

A escolha, que facilita o apoio do PDT do Paraná à candidatura de Serra, surge dois dias depois do resultado de pesquisa Ibope em que a candidata do PT, Dilma Rousseff, passou à liderança da corrida presidencial pela primeira vez. Ela aparece com 40 por cento e ele, com 35 por cento.

A informação, não confirmada pela cúpula do PSDB, foi adiantada nesta sexta-feira pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson, que postou a notícia em sua página do microblog Twitter durante o jogo entre Brasil e Portugal.

"Falei agora com o Sérgio Guerra (presidente nacional do PSDB). O vice será o Álvaro Dias", disse o deputado cassado que é aliado do PSDB na campanha presidencial.

Roberto Freire, presidente do PPS, outro coligado do tucano, disse à Reuters em seguida que foi consultado pelo PDSB sobre a escolha e que aprovou a indicação.

"Estava sendo encaminhado e deverá ser confirmado, acho que é um bom nome. Ele tem tido uma atuação muito boa como líder da oposição no Senado", afirmou Freire.

Voz discordante, o dirigente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), que vinha reivindicando a vaga para o partido, diz que não foi procurado. "Não estou sabendo, não fui consultado sobre isso", afirmou.

Perguntado se o senador Álvaro Dias seria um bom nome para compor a chapa, o deputado desconversou. "Não posso avaliar o nome de outros partidos. Posso avaliar os nomes do Democratas que podem ir para a convenção (dia 30)", insistiu.

Um deputado do Democratas disse que, se Serra mantiver a indicação, "vai haver reação". O deputado José Carlos Aleluia (BA) vinha sendo indicado pelos democratas.

Na cidade de Bragança Paulista (SP), onde assistiu ao jogo entre Brasil e Portugal, Serra afirmou apenas que quem está tratando do assunto é o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), junto aos demais partidos aliados.

De seu lado, Sérgio Guerra também fez uso do Twitter para dizer está havendo uma consulta. "Estamos consultando líderes e presidentes dos partidos aliados para decidir nosso candidato a vice-presidente", disse.

Quanto ao senador Álvaro Dias, embarcou nesta tarde de São Paulo para Cuiabá (MT) onde vai participar de convenção partidária.

PDT DO PARANÁ

A presença de Álvaro Dias na chapa de Serra ajudará a desmontar o que seria um possível palanque para a candidata Dilma Rousseff no Paraná.

Irmão de Álvaro Dias, o senador Osmar Dias (PDT-PR) costura um acordo em que seria candidato ao governo do Estado do Paraná com apoio de PT e PMDB. A ideia é que Osmar Dias fique com o PSDB e concorra à reeleição ao Senado aliando-se ao candidato ao governo Beto Richa (PSDB).

"O Álvaro é uma pessoa que tem um bom trânsito com os partidos no Congresso e traria o Osmar, que poderia dar um palanque forte para a Dilma", disse o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).

Ponderando que ainda não confirmou a indicação do vice, Fruet contou que já ouviu do senador Osmar Dias que a única forma de ele não sair ao governo do Estado é se Álvaro for escolhido à vaga de vice.

"A população não iria entender irmão contra irmão", explicou Fruet.

A polêmica em torno do vice percorre a campanha de Serra desde que o ex-governador tucano de Minas Gerais Aécio Neves desistiu do posto. A saída do mineiro deu mais gás ao DEM para demandar a vice, enquanto a campanha tucana caminha em direção a uma chapa pura.

Serra foi oficializado candidato no dia 12 de junho sem que um vice tivesse sido escolhido e o prazo oficial para o registro de candidatos termina em 5 de julho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host