UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 17h29 / Atualizada 25/06/2010 - 17h29

Felipe Melo deve ficar fora das oitavas; Robinho diz estar bem

Por Pedro Fonseca

DURBAN (Reuters) - O volante da seleção brasileira Felipe Melo dificilmente terá condições de jogar a partida das oitavas de final da Copa do Mundo, na segunda-feira, após ter torcido o tornozelo esquerdo durante o empate de 0 x 0 com Portugal, afirmou o médico da equipe, José Luis Runco.

Mas o atacante Robinho e o meio-campista Elano, que ficaram de fora do jogo contra os portugueses nesta sexta-feira por problemas físicos, estarão de volta à equipe titular no primeiro jogo da fase de mata-mata do Mundial, de acordo com o médico.

"Foi o tornozelo esquerdo, preocupa porque ele levou uma pancada forte, está com dificuldade inclusive para andar", disse a jornalistas o médico da seleção brasileira depois da partida.

"O problema é que o prazo de recuperação é muito curto, 48 horas para recuperar é pouco tempo, mas vamos aguardar o que vai acontecer", acrescentou Runco.

Felipe Melo sofreu a lesão após uma entrada do luso-brasileiro Pepe, com quem trocou uma sequência de faltas no primeiro tempo que resultaram em um cartão amarelo para cada um. O brasileiro foi substituído por Josué no fim do primeiro tempo, logo após ser advertido pelo árbitro.

Além do volante, o meia Julio Baptista também deixou o campo com dores, no joelho esquerdo, em consequência de uma falta. De acordo com Runco, a situação do jogador, que foi titular no lugar do suspenso Kaká, também preocupa para as oitavas de final.

Já o goleiro Julio César, que levou um pisão de Raul Meirelles nas costas, não tem qualquer problema, de acordo com o médico, apesar de ter sido flagrado jogando com uma proteção no local.

O jogador, que ficou de fora do último amistoso do Brasil antes do Mundial com dores nas costas, garantiu que usa a proteção na região lombar também nos jogos de seu clube, a Inter de Milão.

"Vamos acabar com isso. Eu não tenho dor nenhuma nas costas", disse Julio César depois da partida. "Essa é uma proteção realmente para evitar o pior, me dá uma segurança psicologicamente, eu me sinto mais seguro."

No próximo jogo o Brasil terá o retorno de Robinho e Elano, dois jogadores fundamentais nas vitórias contra Coreia do Norte e Costa do Marfim e que desfalcaram o time contra Portugal.

A ausência de Elano já era esperada, uma vez que o jogador não participou dos últimos treinos da equipe com dores no tornozelo direito, mas a substituição de Robinho por Nilmar pegou todos de surpresa antes da partida.

O jogador afirmou que vinha sentindo dores na coxa esquerda nos últimos treinos e que por isso foi poupado, mas garantiu que estará "zerado e sem problema nenhum" para a fase decisiva da Copa do Mundo.

"Um pouquinho de dor, um incômodo normal, então o professor achou melhor poupar já que a gente já estava classificado", disse o atacante, que foi substituído por Nilmar contra os portugueses. "Se fosse um jogo decisivo com certeza eu estaria à disposição."

De acordo com Runco, Elano e Robinho vão treinar normalmente com o restante da equipe tanto no sábado como no domingo, em Johanesburgo, local da partida das oitavas de final.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,03
    3,135
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h31

    -0,18
    75.852,54
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host