UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 22h17 / Atualizada 25/06/2010 - 22h17

Furacão Darby ganha força perto da costa oeste do México

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O furacão Darby se fortaleceu nesta sexta-feira e alcançou a categoria três perto da costa oeste do México, no oceano Pacífico, e poderia desviar na próxima semana para o continente, mas em forma de tempestade tropical, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

A tempestade, que se formou nas primeiras horas da quarta-feira, aumentou seus ventos máximos a 195 quilômetros por hora e estava 405 quilômetros a sudoeste do popular balneário de Acapulco às 16h locais (18h em Brasília).

"A previsão é que comece um lento enfraquecimento", disse o Centro em relatório. Até agora não foram emitidos alertas para a população do litoral mexicano.

Mas o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) disse que chuvas fortes a intensas estavam previstas para o sul e sudeste do país, além de ondas elevadas.

No fim de maio, a tempestade Agatha deixou 180 mortos na América Central, principalmente na Guatemala, depois de descarregar chuvas intensas que transbordaram rios e provocaram deslizamentos que destruíram casas inteiras.

Os furacões no Pacífico mexicano normalmente afetam centros turísticos, mas não instalações petrolíferas, que se localizam em grande parte no Golfo do México.

(Reportagem de Miguel Angel Gutiérrez)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host