UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 08h37 / Atualizada 25/06/2010 - 08h37

G20 vê caminhos diferentes para assegurar retomada econômica

Por Ka Yan Ng e Glenn Somerville

TORONTO/WASHINGTON, 25 de junho (Reuters) - Os líderes mundiais tinham nesta quinta-feira o objetivo comum de assegurar a recuperação econômica, mas discordaram sobre a melhor forma de atingi-lo.

Às vésperas da cúpula do G20 em Toronto, eles tentaram amenizar as diferenças entre os Estados Unidos e a Europa sobre o momento de retirar as medidas de estímulo à economia e começar o aperto orçamentário.

"Esse é o equilíbrio delicado de que nós precisamos tentar conseguir neste fim de semana, disse o ministro das Finanças canadense, Jim Flaherty.

O secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, disse que cada país precisa decidir que composição de políticas econômicas faz sentido para garantir tanto o crescimento como a responsabilidade fiscal.

"Nosso trabalho é assegurar que todos estejamos lá juntos, concentrados nesse desafio de crescimento e confiança porque crescimento e confiança são fundamentais", disse Geithner em entrevista à BBC World News America.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, afirmou que a Europa não pode suportar mais dívidas e gastos, e que o continente precisa consertar os orçamentos para reconstruir a confiança no crescimento.

"Não será uma mudança da noite para o dia, mas não há mais espaço para gastos com déficit", disse Barroso a jornalistas em Toronto.

Os Estados Unidos querem garantir que países europeus --em especial a Alemanha-- não removam os auxílios governamentais à economia muito cedo, pois isso descarrilaria a recuperação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host