UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 12h32 / Atualizada 25/06/2010 - 12h50

Lula não irá à reunião do G20 devido a inundações

TORONTO, 25 de junho (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não participar da cúpula do G20 em Toronto por conta das inundações que atingiram Estados do Nordeste.

A informação foi dada à Reuters nesta sexta-feira inicialmente por uma fonte da delegação do Brasil no G20.

"Ele não quer ficar longe do Brasil neste momento difícil", disse a fonte.

Um pouco depois a assessoria de imprensa da Presidência confirmou a informação em Brasília, dizendo que Lula "vai acompanhar de perto as consequências das inundações".

A tragédia ocorreu numa região que é forte reduto político do governo a poucos meses das eleições nas quais Lula quer eleger sua ex-ministra Dilma Rousseff.

O G20 se reúne sábado e domingo para buscar um consenso sobre quão rapidamente é possível reduzir os déficits governamentais, como fortalecer os bancos de modo que possam lidar com crises futuras e como harmonizar reformas sobre a regulação financeira.

O Brasil é um dos poderes crescentes entre as economias emergentes que têm ajudado na recuperação econômica global da recessão. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai participar do G20.

Cinquenta e uma pessoas morreram por conta das enchetes em Alagoas e Pernambuco. São mais de 50 mil os desabrigados, após dias de chuvas pesadas.

O G20 é formado pelas maiores economias do mundo e cobre dois terços da população mundial. Ele inclui, além do Brasil, Austrália, Argentina, Indonésia, Japão, México, Rússia, Coréia do Sul, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Estados Unidos, Canadá e União Europeia.

(Reportagem de Natuza Nery)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    0,21
    3,286
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h51

    -0,19
    63.134,09
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host