UOL Notícias Notícias
 
25/06/2010 - 22h49 / Atualizada 25/06/2010 - 22h49

Manifestantes contra G20 e policiais se enfrentam em Toronto

TORONTO (Reuters) - Cerca de 2.000 manifestantes se organizaram em Toronto, no Canadá, no maior protesto até o momento contra a cúpula do G20, entrando em confronto com a polícia antichoque a poucos quarteirões do consulado dos Estados Unidos nesta sexta-feira.

Ativistas, sindicalistas e outros manifestantes que exigiram que os países do G20 façam mais para combater a pobreza marcharam no centro da cidade, mas foram bloqueados pela polícia quando se aproximavam da zona de segurança que as autoridades estabeleceram ao redor do lugar onde acontecerá a cúpula, no sábado.

Gritando "Deixem-nos marchar", os manifestantes mantiveram suas posições, enquanto a polícia, incluindo agentes em cavalos, os impediu de seguir adiante. A polícia informou mais tarde que havia fechado a cerca de segurança ao redor da zona.

O Canadá destinou mais de 970 milhões de dólares para a segurança das cúpulas do G20 e do G8, que fez uma reunião nesta sexta-feira em Huntsville, uma cidade ao norte de Toronto.

Organizações não governamentais prometeram protestos pacíficos durante a cúpula para destacar uma série de temas, incluindo a pobreza global, os direitos das mulheres e o trabalho.

No entanto, reuniões anteriores do G20 atraíram tentativas violentas para interromper os encontros ou enfrentar a polícia. O Departamento de Estado dos Estados Unidos advertiu aos norte-americanos que evitem o centro de Toronto durante as cúpulas.

"A polícia é a tropa de choque da austeridade, não tenha medo, não se sintam intimidados", disse um ativista de um sindicato que tentava entusiasmar os participantes no começo da marcha.

Um juiz canadense deu nesta sexta-feira aos manifestantes uma pequena vitória ao proibir o uso pela polícia de um controverso canhão de ruídos para controlar a multidão.

(Reportagem de Pav Jordan)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host