UOL Notícias Notícias
 
26/06/2010 - 17h57 / Atualizada 26/06/2010 - 17h57

Komorowski mantém liderança na corrida presidencial polonesa

Por Kuba Jaworowski e Rob Strybel

VARSÓVIA (Reuters) - Uma pesquisa de opinião pública mostrou neste sábado que o presidente interino Bronislaw Komorowski tem 11 pontos percentuais de vantagem sobre Jaroslaw Kaczynski para a eleição presidencial polonesa do dia 4 de julho.

A pesquisa, conduzida pelo instituto GfK Polonia para o diário Rzeczpospolita, mostrou que Komorowski tem 53 por cento das intenções de voto, contra 42 por cento do ex-primeiro-ministro Kaczynski, irmão gêmeo do ex-presidente Lech Kaczynski, que morreu em um acidente aéreo em abril.

Komorowski e o primeiro-ministro Donald Tusk participaram neste sábado de uma convenção do partido Plataforma Cívica, na qual o presidente interino, candidato da legenda, expressou a necessidade de um acordo entre o presidente e o governo.

"Pedimos para aqueles que já concentraram todo o poder em uma única família que não assustem os poloneses. Precisamos de um grande pacto para toda a Polônia," disse Komorowski aos ativistas do partido, referindo-se aos anos de 2006 e 2007, quando Kaczynski e seus irmãos detinham os principais cargos da nação.

A Polônia realizará eleições parlamentares no próximo ano, e Komorowski indicou que, se for eleito, usará o período até lá para trabalhar com o governo para acelerar as reformas. Ele não mencionou reformas fiscais, classificadas como fundamentais por economistas.

De acordo com a Constituição do país, o presidente tem menos prerrogativas, mas possui o poder de vetar leis. Até pouco tempo, o partido culpou o falecido líder Lech Kaczynski de bloquear tais reformas.

A pesquisa divulgada neste sábado é a primeira publicada desde o primeiro turno, em 20 de junho, quando Komorowski ficou apenas cinco pontos percentuais à frente de Kaczynski, menos do que o previsto nas sondagens.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host