UOL Notícias Notícias
 
26/06/2010 - 19h21 / Atualizada 26/06/2010 - 19h21

Tempestade ameaça aumentar problema de derramamento de petróleo

Por Ernest Scheyder

GRANDE ISLE (Reuters) - A primeira tempestade da temporada de furacões do Oceano Atlântico ameaçou neste sábado se dirigir para o Golfo do México dentro de dias, causando uma novo problema para os trabalhos de limpeza do maior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos.

A tempestade tropical Alex não ameaça no momento os esforços para contenção e limpeza do vazamento do poço Macondo, da BP, afirmou neste sábado a maior autoridade do assunto nos EUA. Mais isso pode mudar na próxima semana, embora ainda seja cedo para dizer para onde a tempestade se encaminhará.

O desastre ambiental, assim como suas consequências para a empresa londrina, foi um dos principais assuntos da agenda do presidente norte-americano, Barack Obama, no primeiro encontro com o novo primeiro-ministro britânico, David Cameron, neste sábado.

A BP recuperou na sexta-feira cerca de 24.550 barris do poço que está vazando a 1,6 quilômetro de profundidade, pouco acima da quantidade recolhida na quinta. Cerca de dois terços do petróleo foram recolhidos, enquanto o restante vazou.

Isso elevou o total de petróleo recuperado pelos sistemas de contenção para 413 mil barris, disse a BP. Mas milhares de barris ainda vão para o mar todos os dias.

A possível aproximação da tempestade Alex ameaça complicar os esforços no local do vazamento, localizado a cerca de 80 quilômetros da costa da Louisiana, e no decorrer de praias da Louisiana até a Flórida.

Mais cedo neste sábado, a tempestade Alex tinha ventos de 65 quilômetros por hora e estava localizada cerca de 400 quilômetros a sudeste de Chetumal, no México, movendo-se em uma direção que pode levá-la para o Golfo do México.

"Nós consideramos que ela está se movendo para o oeste neste momento e não ameaça o local," disse o almirante da Guarda Costeira, Thad Allen. A BP pode ser obrigada a suspender os trabalhos de limpeza se a tempestade causar ventanias na região.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host