UOL Notícias Notícias
 
27/06/2010 - 17h10 / Atualizada 27/06/2010 - 17h10

CIA não recebe uma boa informação sobre bin Laden há anos

Por Susan Cornwell

WASHINGTON, 27 de junho - (Reuters) - Há alguns anos que o serviço de inteligência dos EUA não tem uma boa informação sobre o paradeiro de Osama bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda, embora todos imaginem que ele esteja no Paquistão, disse o diretor da CIA, Leon Panetta, nesse domingo.

Ele também deu um relato preocupante sobre a guerra no Afeganistão, ao dizer que o Talibã parece estar se fortalecendo com um crescente aumento da violência, mesmo enquanto as forças lideradas pelos EUA minam o movimento islâmico, com ataques à suas lideranças.

As tropas têm feito progresso, nesses quase nove anos de conflito, mas "ele tem sido mais difícil e mais lento do que eu acho que todos imaginaram que seria," disse Panetta ao programa da rede de TV ABC, 'This Week.' Ele não respondeu diretamente a uma pergunta sobre se a guerra está sendo ganha.

Um foco duro foi apontado para a estratégia dos EUA na semana passada, quando o presidente Barack Obama demitiu o General Stanley McChrystal do cargo de comandante principal no Afeganistão e colocou o General David Petraeus, no seu lugar.

Agora legisladores dos dois partidos dos EUA exigem mais respostas sobre o progresso da guerra. Alguns deles vão fazer essas perguntas a Petraeus, na terça-feira, dia da sua audiência de confirmação no cargo.

As autoridades dos EUA não recebem "informações precisas sobre o paradeiro dele (bin Laden)," desde "o começo dos anos 2000," disse Panetta.

"Desde então, tem sido muito difícil obter qualquer informação sobre a sua localização exata," disse Panetta. "Ele está, obviamente, se escondendo muito bem... Ele está escondido em uma zona tribal, em alguma das tribos do Afeganistão."

Localizar o refúgio do homem mais procurado do mundo, na fronteira sem lei da fronteira do Afeganistão com o Paquistão, tem sido o objetivo do mundo Ocidental desde os ataques de 11 de setembro de 2001, quando o Talibã rejeitou o pedido dos EUA para que eles entregassem o líder da Al Qaeda.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host