UOL Notícias Notícias
 
27/06/2010 - 13h46 / Atualizada 27/06/2010 - 13h46

Forças do Hamas tomam dinheiro de banco em Gaza

GAZA (Reuters) - Forças do Hamas se apropriaram no sábado de 16 mil dólares de um banco de Gaza que havia congelado os recursos como parte de uma campanha contra a lavagem de dinheiro lançada pela Autoridade Palestina, dirigida pelo grupo rival Fatah e sediada na Cisjordânia.

Uma alta autoridade do Banco Islâmico Palestino afirmou que a polícia do Hamas levou o dinheiro dos caixas sob ameaça de armas. Ninguém ficou ferido no incidente. Dirigentes do Hamas não comentaram o fato.

O banco informou que o dinheiro estava numa conta de uma entidade beneficente islâmica, congelada pelo Ministério do Interior e a Autoridade Monetária Palestina, órgão que atua como um banco central para o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, rival do Hamas.

A conta foi congelada depois que o Hamas, que venceu a eleição parlamentar palestina em 2006 e tomou o controle da Faixa de Gaza em 2007, colocou seus representantes para gerenciar a entidade.

Essa foi a segunda vez neste ano que o Hamas se apropriou de dinheiro de um banco privado palestino. Em março, suas forças levaram 400 mil dólares de outra instituição, fazendo emergir preocupações entre os banqueiros sobre a segurança de operar em Gaza.

Cerca de uma dezena de bancos, palestinos e árabes em geral, atua na Faixa de Gaza, embora as sedes sejam na Cisjordânia.

Israel e os Estados Unidos consideram o Hamas uma organização terrorista. Os bancos israelenses cortaram os laços com as os bancos de Gaza em 2007, como parte da ampliação do embargo contra o governo do Hamas.

(Reportagem de Mohammed Assadi)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host