UOL Notícias Notícias
 
27/06/2010 - 12h31 / Atualizada 27/06/2010 - 12h31

Presidente tcheco vai nomear Petr Necas para chefiar governo

Por Jason Hovet

PRAGA (Reuters) - O presidente tcheco, Vaclav Klaus, vai nomear na segunda-feira o líder do Partido Democrático Cívico, Petr Necas, para o cargo de primeiro-ministro, definindo assim o que deve ser o governo mais forte do país em uma década para pôr em prática reformas econômicas.

Os cívico-democratas lideram negociações para formação de uma coalizão com duas outras legendas de centro-direita, TOP09 e Assuntos Públicos, depois que os três conquistaram 118 cadeiras de um total de 200 na eleição parlamentar de 28 e 29 de maio, com base em promessas de austeridade e combate à corrupção.

Se os três partidos entrarem em acordo sobre uma coalizão de governo, terão uma forte maioria para dar início a reformas no sistema de previdência e saúde em comparação aos gabinetes anteriores na última década, os quais não possuíam uma maioria sólida nem o interesse em conduzir as reformas.

As conversações estavam arrastadas por causa de desentendimentos sobre a política de governo e postos ministeriais, mas Necas diz que pretende fechar um acordo no começo de julho, a tempo de preparar o orçamento de 2011.

"Amanhã às 10 horas vou nomear Petr Necas como primeiro-ministro", anunciou Klaus em entrevista ao vivo à TV neste domingo.

Klaus aceitou na sexta-feira a renúncia do primeiro-ministro Jan Fischer, encerrando assim um governo interino que durou um ano.

Investidores, analistas e agências de classificação de risco receberam bem a vitória da centro-direita, que consideraram a melhor opção na eleição e aquela com mais probabilidade de efetuar as reformas no sistema previdenciário e de saúde -- áreas em que o país, de 10,5 milhões de habitantes, está em situação pior do que os vizinhos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host