UOL Notícias Notícias
 
02/07/2010 - 18h33 / Atualizada 02/07/2010 - 18h33

Nave de carga passa reto pela Estação Espacial Internacional

MOSCOU (Reuters) - Um link de rádio defeituoso forçou uma nave de carga russa não tripulada a abortar sua acoplagem na Estação Espacial Internacional nesta sexta-feira, disseram funcionários das agências espaciais russa e norte-americana.

A falha entre os dois veículos ocorreu cerca de 25 minutos antes de a nave Progress M-O6M automaticamente atracar no módulo russo Zvezda da estação espacial.

Ao invés disso, ela passou pela estação a uma distância segura de cerca de três quilômetros, disse o porta-voz da Nasa, Rob Navias, acrescentando que a tripulação de seis membros nunca esteve em perigo.

O comandante da Estação Espacial Internacional, o cosmonauta Alexander Skvortsov, disse que a nave Progress estava "girando descontroladamente" e depois sumiu de vista, segundo a agência Interfax.

Mas o vice-diretor da agência espacial russa, Vitaly Davydov, afirmou mais tarde que a nave não estava fora de controle.

A Progress M-O6M, que partiu na quarta-feira do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, leva alimentos, combustível, água e equipamentos aos seis tripulantes da Estação.

Ambas as agências espaciais disseram que não será feita nenhuma tentativa de acoplagem por pelo menos dois dias.

(Reportagem de Steve Gutterman)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host