UOL Notícias Notícias
 
02/07/2010 - 18h11 / Atualizada 02/07/2010 - 18h11

ONU cria agência para mulheres e igualdade de gênero

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Após anos de negociações difíceis, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) votou nesta sexta-feira pela criação de uma agência que buscará melhorar a situação das mulheres no mundo.

A nova agência será oficialmente conhecida como Entidade da ONU para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, embora as autoridades digam que será mencionada como ONU Mulheres. Ela vai consolidar quatro divisões separadas da entidade que lidam com o tema.

"(A agência) estimulará significativamente os esforços da ONU para promover a igualdade de gênero, expandir as oportunidades e combater a discriminação em todo o mundo", disse o secretário-geral, Ban Ki-moon, em comunicado.

Os diplomatas da entidade disseram que os quatro anos de negociações entre países desenvolvidos e nações em desenvolvimento, muitos deles onde as mulheres são frequentemente vítimas de discriminação, foram difíceis por causa das diferentes visões sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero.

Uma nova vaga de subsecretário-geral será criada para dirigir a nova agência, que entrará em operação em 1o de janeiro de 2011. Diplomatas dizem que a ex-presidente chilena Michelle Bachelet é uma das principais candidatas a assumir o posto.

(Reportagem de Louis Charbonneau)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host