UOL Notícias Notícias
 
03/07/2010 - 15h26 / Atualizada 03/07/2010 - 15h26

Partidos alemães iniciam debate para coalizão de centro-esquerda

AMSTERDÃ (Reuters) - Quatro partidos políticos alemães de centro-esquerda vão iniciar conversas nos próximos dias para formar um governo de coalizão com o objetivo de reparar as finanças públicas, disseram líderes dos partidos neste sábado.

As conversas entre os partidos Liberal, Trabalhista, Social-Liberal e Verde ocorrerão após a eleição de junho, em que os liberais de Mark Rutte se tornaram a maior chapa, com um assento a mais que os Trabalhistas, em meio a uma opinião pública fortemente dividida com relação aos cortes de gastos.

Os liberais querem cortes orçamentários mais profundos, de 39 bilhões de euros (47,7 bilhões de dólares) na próxima década, um governo menor, a redução pela metade da contribuição do país à União Europeia (UE) e a diminuição de benefícios para imigrantes.

As propostas de austeridade do partido Trabalhista são menos severas.

Rutte afirmou neste sábado que está preparado para começar as discussões após reunir-se com líderes dos três partidos e com Herman Tjeenk Willink, conselheiro para assuntos soberanos. Há duas semanas, ele havia rejeitado uma coalizão de centro-esquerda.

"Duas semanas atrás não houve perspectiva suficiente dentro de meu partido para iniciar negociações. Agora realmente vemos essa perspectiva", disse Rutte, acrescentando que as conversas vão começar na segunda ou terça-feira.

Preocupações com a economia e as finanças do governo se tornaram o tema central da campanha da eleição ocorrida no mês passado. Os eleitores testemunharam a turbulência na Grécia com sua crise de dívida e viram o gradual aumento de impostos, bem como a diminuição de benefícios sociais e a desaceleração do crescimento econômico.

(Reportagem de Aaron Gray-Block e Harro ten Wolde)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host