UOL Notícias Notícias
 
05/07/2010 - 17h26 / Atualizada 05/07/2010 - 17h26

Sanções estão afetando o Irã, diz grupo exilado

Por Luke Baker

BRUXELAS (Reuters) - As sanções impostas ao Irã nos últimos quatro anos estão tendo impacto direto no programa nuclear de Teerã e causando problemas generalizados de liquidez em bancos, segundo um grupo opositor iraniano no exílio.

Citando informações de inteligência reunidas no Irã nos últimos quatro meses, o Conselho Nacional de Resistência do Irã, grupo baseado em Paris que afirma ter muitos seguidores na República Islâmica, disse que Teerã está tendo dificuldades em obter equipamentos para sua usina de enriquecimento de Natanz.

O Irã também estaria com quantidade baixa de combustível para uso doméstico e vários bancos enfrentam problemas de liquidez, afirmou.

O relatório do grupo, compilado em junho, identifica problemas em várias áreas cruciais, apesar da negativa do presidente Mahmoud Ahmadinejad de que a quarta rodada de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU), imposta no mês passado, seria "patética".

O grupo foi criado no início dos anos 1980 no Irã e é considerado uma facção pelo governo iraniano e uma organização terrorista pelos Estados Unidos.

A entidade, que opera abertamente na Europa, já divulgou informações precisas sobre o Irã e foi a primeira a expor o programa nuclear secreto de Teerã, em 2002.

Em seu relatório, o grupo diz que os esforços para aumentar o número de centrífugas em Natanz, a principal usina de enriquecimento do Irã, têm sido prejudicados pela falta de aço de alta resistência, antes importados da Grã-Bretanha.

"Nas circunstâncias atuais, estamos enfrentando problemas em relação à obtenção do material necessário para construir centrífugas", escreveu um diretor de Natanz recentemente a Ahmadinejad.

O grupo disse que o Irã precisa importar cerca de 20,9 milhões de litros de combustível todos os dias para veículos, mas que tem dificuldades em encontrar fornecedores e sabe que os custos irão crescer se tiver que importar ilegalmente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host