UOL Notícias Notícias
 
06/07/2010 - 15h07 / Atualizada 06/07/2010 - 15h07

Ataque das Forças colombianas deixa 12 guerrilheiros mortos

BOGOTÁ (Reuters) - Ao menos 12 guerrilheiros morreram e seis foram capturados em um ataque das Forças Armadas da Colômbia em uma região montanhosa no noroeste do país, informou na terça-feira o presidente Álvaro Uribe.

A operação militar foi realizada contra um grupo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que busca retomar o controle da Serrania de San Jacinto, conhecida como os Montes de Maria, entre os departamentos de Sucre e Bolívar, a aproximadamente 580 quilômetros de Bogotá.

"Hoje, depois de uma grande ação de inteligência do Exército e uma ação da Força Aérea Colombiana, foram abatidos 12 bandidos e seis capturados", detalhou Uribe durante um ato do governo.

Segundo o presidente, entre os mortos estavam dois líderes do grupo guerrilheiro, apelidados de "Canaguaro" e "Ciro", enviados por um dos maiores líderes dessa organização, "Iván Márquez", para retomar o controle que tinham dessa região no passado.

Uribe, com forte apoio dos Estados Unidos, impulsionou em seus dois mandatos consecutivos no governo uma ofensiva contra a guerrilha que combate as forças de segurança do Estado há mais de quatro décadas e deixa ao ano milhares de mortos.

Apesar dos triunfos de Uribe nessa questão, que inclui a morte de vários dos mais importantes chefes da guerrilha, essa organização considerada como terrorista pelos Estados Unidos e Europa ainda mantém uma importante influência em zonas selvagens vistas como estratégicas para o narcotráfico do qual se sustenta financeiramente.

O sucessor de Uribe, Juan Manuel Santos -- que assumirá o cargo no próximo dia 7 de agosto -- prometeu continuar com as políticas de segurança de Uribe.

(Reportagem de Nelson Bocanegra)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host