UOL Notícias Notícias
 
06/07/2010 - 10h24 / Atualizada 06/07/2010 - 10h24

Confronto entre tropas turcas e militantes curdos mata 13

Por Seyhmus Cakan

DIYARBAKIR, Turquia (Reuters) - Guerrilheiros curdos atacaram um posto militar no sudeste da Turquia durante a noite, incitando confrontos que deixaram 10 militantes e três soldados mortos, informaram fontes de segurança nesta terça-feira.

O ataque fez parte de uma onda de ataques contra as Forças Armadas desde que os rebeldes interromperam um cessar-fogo de 14 meses no começo de junho. Mais de 80 soldados já morreram neste ano, excedendo o número de mortos em 2009.

O aumento na violência tem minado a tentativa do governo do primeiro-ministro Tayyip Erdogan de fomentar os direitos da minoria curda e encerrar o conflito separatista de 26 anos.

Helicópteros militares levaram reforços militares para procurar pelo resto dos rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) que lançaram o ataque no distrito montanhoso de Semdinli, na província de Hakkari próximo à fronteira com o Iraque.

Três soldados também ficaram feridos no confronto.

A operação militar era focada na área próxima à fronteira com o Iraque, que os militantes atravessam com frequência a partir de bases no norte do país para atacar o Exército turco.

Em resposta à onda de ataques, o Exército tem realizado ataques aéreos contra alvos rebeldes no norte do Iraque, onde alguns milhares de guerrilheiros do PKK estão concentrados.

O chefe das Forças Armadas turcas, o general Ilker Basbug, alertou que a presença do PKK no Iraque poderia prejudicar os laços com seu vizinho e com os Estados Unidos se medidas não forem tomadas para conter as atividades dos militantes.

"A hora chegou e está se passando para os responsáveis -- as pessoas, instituições, Estados e formações no norte do Iraque -- para fazer o que é certo", disse ele em entrevista à Star TV.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,70
    3,280
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h55

    -1,99
    61.395,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host