UOL Notícias Notícias
 
06/07/2010 - 20h59 / Atualizada 06/07/2010 - 20h59

Rainha Elizabeth fala à ONU durante intervalo de jogo da Copa

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A rainha britânica Elizabeth discursou na Organização das Nações Unidas nesta terça-feira pela primeira vez em mais de cinquenta anos, em evento que coincidiu com o intervalo do jogo entre Uruguai e Holanda em semifinal da Copa do Mundo da África do Sul.

A monarca, de 84 anos, assumiu o palanque da Assembleia Geral da ONU durante o intervalo da partida e discursou sobre o desafio da entidade em combater os perigos globais e preservar a dignidade humana.

Ao invés de competir pela atenção dos muitos diplomatas fãs de futebol, o discurso de 10 minutos da rainha à sessão especial da Assembleia Geral terminou antes dos times retornarem ao gramado na Cidade do Cabo.

Autoridades britânicas disseram que o horário do discurso foi uma coincidência, mas um representante afirmou, sob condição de anonimato, que a partida da Copa foi um assunto levado em questão.

A rainha discursou a uma casa virtualmente cheia e recebeu aplausos calorosos no final.

Ela afirmou que a ONU se adaptou às mudanças e que agora tem 26 missões de paz no mundo, empregando 120.000 pessoas, ante apenas três missões em 1957, ano em que havia discursado pela última vez na entidade.

Os novos desafios incluem mudanças climáticas e a luta contra o terrorismo, disse.

Após deixar o prédio da ONU, visitou o local das torres do World Trade Center e inaugurou um memorial em homenagem aos britânicos mortos nos ataques de 11 de setembro de 2001.

(Reportagem de Patrick Worsnip)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host