UOL Notícias Notícias
 
06/07/2010 - 16h38 / Atualizada 06/07/2010 - 16h38

Rússia critica novo projeto de sistema antimíssil dos EUA

MOSCOU (Reuters) - A Rússia afirmou nesta terça-feira que os Estados Unidos estão ignorando suas preocupações com o plano de construir um escudo antimíssil com bases perto da fronteira russa.

Embora o presidente Barack Obama tenha agradado Moscou no ano passado ao cancelar os planos de defesa antimíssil do antigo governo norte-americano, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Andrei Nesterenko, afirmou que a Rússia tem preocupações similares com relação ao projeto revisado dos Estados Unidos.

Em um comunicado, Nesterenko afirmou que "já está claro" que o novo projeto "em essência posiciona o emprego na Europa de uma arquitetura de defesa antimíssil sem levar em conta os justos interesses e preocupações russas."

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, visitou a Polônia no sábado e presenciou a assinatura de um pacto permitindo o emprego de interceptores de mísseis norte-americanos naquele país.

Nesterenko afirmou que, apesar das promessas de cooperação com relação às ameaças, "parece que o lado norte-americano começou a movimentar elementos de seu sistema de defesa antimíssil com base em suas decisões próprias e não nas conjuntas."

O comentário sugere que o sistema antimíssil poderá afetar as relações entre Moscou e Washington.

(Por Steve Gutterman)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h09

    -0,57
    3,264
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h12

    1,13
    63.941,09
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host