UOL Notícias Notícias
 
07/07/2010 - 11h53 / Atualizada 07/07/2010 - 11h53

Vale foca crescimento orgânico, diz diretor ao Morgan Stanley

Por Guillermo Parra-Bernal

SÃO PAULO (Reuters) - O novo diretor financeiro da Vale, Guilherme Cavalcanti, disse que a companhia planeja focar na redução de custos e em ganhos de eficiência, com a maior produtora de minério do mundo buscando ser uma empresa mais diversificada, de acordo com relatório do Morgan Stanley.

Cavalcanti, o sucessor de Fabio Barbosa na área financeira da Vale, também disse que a companhia vai focar o crescimento orgânico enquanto mantém um balancete firme para tirar vantagens de um promissor mercado de metais nos próximos anos.

O executivo, que ocupou o cargo de diretor global de Finanças Corporativas da Vale desde setembro de 2005, disse aos analistas Carlos Alba e Bruno Montanari que os dividendos e as taxas vão aumentar, conduzidos pelo crescimento de volume da Vale e expectativas de elevados preços para metais nos próximos anos.

A recompra de ações é possível, em um momento oportuno, acrescentou o relatório divulgado nesta quarta-feira.

Cavalcanti "está muito alinhado em suas visões com as estratégias financeiras da Vale" escreveram os analistas, em um relatório intitulado "Uma conversa com o novo CFO da Vale, Guilherme Cavalcanti."

A Vale continua considerando o minério de ferro, níquel, carvão, cobre e potássio como os principais nichos para a estratégia de crescimento.

O presidente da Vale, Roger Agnelli, deseja que a companhia se torne uma mineradora mais diversificada nos próximos anos para conquistar fontes de receitas estáveis e aproveitar o crescimento da demanda por metais nos maiores mercados emergentes.

A Vale continuará "desenvolvendo seu portfólio de opções para um crescimento orgânico", disseram os analistas. Fusões e aquisições "são oportunas e apenas complementam oportunidades de crescimento interno da Vale."

Segundo os analistas, Cavalcanti vê potencial para futuras aquisições na faixa de 1 a 2 bilhões de dólares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host