UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 12h42 / Atualizada 08/07/2010 - 13h03

Netanyahu diz estar preparado para discutir "imediatamente" futuro de assentamentos com palestinos

Em Nova York

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se disse na quarta-feira (8) preparado para discutir "imediatamente" com os palestinos o futuro dos assentamentos judaicos da Cisjordânia.

Em entrevista ao apresentador Larry King, da CNN, Netanyahu disse que é hora de os palestinos abandonarem suas pré-condições e participarem de negociações diretas com Israel.

Por pressão dos EUA, Israel determinou no ano passado uma moratória de dez meses na ampliação dos assentamentos, o que expira em setembro. Ainda não está claro se a moratória será renovada. Os palestinos exigem o congelamento das construções de assentamentos como pré-requisito para participar de negociações diretas.

"Vamos simplesmente entrar nas negociações, e uma das coisas que vamos discutir imediatamente é essa questão dos assentamentos, e é isso que proponho fazer", disse Netanyahu, um dia depois de ser recebido na Casa Branca, num sinal de reaproximação com o governo do presidente norte-americano, Barack Obama, após uma série de atritos.

As negociações diretas entre palestinos e israelenses foram abandonadas no final de 2008, e atualmente os EUA são mediadores de um processo indireto.

(Reportagem de Jeffrey Heller)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host