UOL Notícias Notícias
 
09/07/2010 - 18h12 / Atualizada 09/07/2010 - 18h12

Norte-americano preso na Coreia do Norte tenta suicídio

SEUL (Reuters) - Um norte-americano que está preso na Coreia do Norte tentou suicídio por se sentir frustrado e culpado, informou nesta sexta-feira a mídia estatal norte-coreana. O país é um dos mais fechados do mundo.

Aijalon Mahli Gomes, de 30 anos, está cumprindo pena de 8 anos de trabalhos forçados depois de ter sido condenado em abril por entrar ilegalmente no país.

"Levado por forte sentimento de culpa, desespero e desapontamento com o governo dos Estados Unidos, que não tomou nenhuma medida por sua libertação, ele tentou cometer suicídio", informou a agência de notícias norte-coreana KCNA. "Ele agora está recebendo tratamento no hospital."

Em Washington, o Departamento de Estado norte-americano informou que diplomatas da Suécia, que representa os Estados Unidos na Coreia do Norte, já que os dois países não têm relações diplomática, visitaram Gomes. Mas autoridades norte-americanas se negaram a dar detalhes sobre sua condição.

A Coreia do Norte rejeitou os apelos pela libertação de Gomes e afirmou no mês passado que estava estudando como tornar sua punição ainda mais dura, conforme as leis de guerra, já que o país está em estado de guerra com os Estados Unidos.

Gomes ensinou inglês em Seul por cerca de dois anos antes de viajar à Coreia do Norte em janeiro. Ele também era membro ativo de igrejas protestantes, disseram amigos dele.

Provavelmente ele cruzou a fronteira para o Norte em apoio ao missionário cristão norte-americano Robert Park, que entrou no país no Natal para promover a conscientização sobre os abusos contra os direitos humanos, segundo um ativista que ajudou a organizar a viagem de Park.

Park foi preso e depois libertado.

(Reportagem de Jack Kim)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host