UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 19h37

Fortes explosões atingem Cabul um dia antes de conferência

CABUL (Reuters) - Explosões esporádicas foram ouvidas na capital do Afeganistão na madrugada da terça-feira (tarde de segunda-feira no Brasil), enquanto dezenas de ministros das Relações Exteriores, incluindo a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, já estavam na cidade um dia antes de uma conferência sobre o futuro do país.

Um forte esquema de segurança foi ativado em Cabul para a conferência, com um bloqueio à área que abriga o quarteirão diplomático e do governo. Ao menos quatro fortes explosões foram ouvidas perto da área densamente isolada e fortificada perto da meia-noite (16h30 no horário de Brasília).

Autoridades da segurança afegã não estavam disponíveis para comentar, e um porta-voz da Força Internacional de Assistência para Segurança, liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte, disse que não tinham informações sobre as explosões.

A Conferência de Cabul trará o apelo do presidente afegão, Hamid Karzai, para uma melhor transparência em como bilhões de dólares em ajuda ao desenvolvimento são gastos, à medida que 150 mil tropas internacionais tentam combater uma insurgência cada vez mais sangrenta no país.

Doadores e outras partes interessadas buscam mais compromissos do governo para que um controle maior não seja marcado por corrupção ou incompetência, e que o Afeganistão está preparado para assumir uma grande parte da guerra.

(Reportagem de David Fox)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host