UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 08h02

Moody's reduz avaliação da dívida da Irlanda a "Aa2"

Por Marie-Louise Gumuchian e Andras Gergely

DUBLIN (Reuters) - A Moody's reduziu a avaliação da dívida da Irlanda nesta segunda-feira, alertando que o país enfrenta uma lenta recuperação da recessão conforme aumentam os custos do resgate do setor bancário.

A redução da nota em um grau, de "Aa1" para "Aa2" ocorre um dia antes de uma venda de bônus do país e coloca avaliação da Moody's no mesmo patamar da Standard and Poor's ("AA") e ainda um grau acima do rating concedido pela Fitch.

A Moody's também mudou a perspectiva da avaliação do país, de negativa para estável.

Na terça-feira, o país pretende vender bônus de seis e 10 anos, no valor entre 1 bilhão e 1,5 bilhão de euros, em um leilão regular.

"O momento (da redução da nota) não é ótimo, dado o leilão amanhã. Certamente isso vai acrescentar algum prêmio", disse Alan McQuaid, economista-chefe do Bloxham.

Dietmar Hornung, vice-presidente e analista da Moody's para a Irlanda, explicou que o corte da nota reflete "a gradual mas significativa perda de força financeira do país, como refletido pela deterioração da dívida".

O custo de ajudar o banco Anglo Irish Bank no ano passado deu à Irlanda um déficit orçamentário de 14 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), o maior da Europa, que deve aumentar para 20 por cento ou mais neste ano.

A Moody's acrescentou que os setores bancário e imobiliário não vão contribuir significativamente para o crescimento geral nos próximos anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h29

    0,74
    3,281
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h32

    -1,74
    61.550,45
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host