UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 10h51

Supostos traficantes matam 17 pessoas em festa no México

Por Jean Luis Arce

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Um grupo armado matou no domingo 17 pessoas que participavam de uma festa na cidade de Torreón, ao norte do México, em um dos ataques mais letais vinculados à violência do narcotráfico, poucos dias depois da explosão de um carro-bomba.

O comando, cujos integrantes chegaram em cinco caminhonetes, invadiu depois da meia-noite uma festa de aniversário que era comemorada em uma chácara nos arredores da cidade, e abriu fogo contra os presentes, informou a promotoria do Estado de Coahuila, que faz fronteira com os Estados Unidos.

O ataque deixou mais de 18 feridos, que foram levados a hospitais da região.

"Chegaram, atiraram e se foram, dispararam contra tudo que se movia", disse um representante da promotoria a jornalistas.

Uma imagem captada por um jornal local mostrou o lugar do atentado onde ficaram cadeiras derrubadas, instrumentos musicais abandonados e manchas de sangue no chão.

"Sem trocar palavras com nenhum dos presentes, os agrediram a tiros, para depois fugir com rumo desconhecido", acrescentou a promotoria em comunicado.

No lugar também foram encontradas mais de 120 cápsulas de bala, quase todas pertencentes a rifles de assalto, detalhou a promotoria

No entanto, o representante em Coahuila da Procuradoria Geral da República se juntou às investigações das autoridades locais acusando diretamente o crime organizado pelo ataque, apesar de nenhuma organização ter reivindicado o incidente até o momento, informou a agência de notícias Notimex.

O ataque ocorre no momento em que o país segue comovido pela explosão de um carro-bomba que causou na quinta-feira a morte de quatro pessoas em Juárez, no primeiro ataque desse tipo desde o início da guerra contra os cartéis de drogas impulsionada pelo presidente do México, Felipe Calderón.

Desde que Calderón assumiu o poder em dezembro de 2006, os enfrentamentos entre narcotraficantes rivais e as autoridades tem sido feito com rifles de assalto de granadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host