UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 19h31

Suriname elege ex-militar Bouterse como novo presidente

Por Ank Kuipers

PARAMARIBO (Reuters) - Parlamentares do Suriname elegeram nesta segunda-feira como novo presidente o ex-líder militar Desi Bouterse, que já tomou o poder duas vezes no passado em golpes e que carrega uma condenação por tráfico de cocaína.

Bouterse, acusado de violar os direitos humanos e que tem uma condenação na Holanda por tráfico de drogas, recebeu 36 votos entre os 50 parlamentares. Ele vai tomar posse em 3 de agosto.

A votação aconteceu após uma eleição em maio na qual a coalizão Mega Combinação, de Bouterse, conquistou a maioria dos assentos no Parlamento --23--, mas não alcançou os dois terços necessários para nomear um novo presidente.

"Não podemos ignorar que Bouterse foi condenado na Holanda a 11 anos de prisão por tráfico de drogas", disse o chanceler holandês Maxime Verhagen em comunicado. "Ele é bem-vindo na Holanda apenas para cumprir sua sentença", acrescentou.

A volta ao poder do ex-líder militar acontece após acordos políticos com adversários de longa data. Ele reinventou-se como um defensor dos pobres que tem influência do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Uma de suas promessas de campanha era dar um computador a cada criança do Suriname, mesmo nas partes rurais do país que não têm fornecimento regular de energia elétrica.

Quando o resultado da votação foi anunciado, partidários de Bouterse vibraram na Assembleia Nacional e do lado de fora, na Praça da Independência, onde o evento estava sendo transmitido ao vivo em telões. Fogos de artifícios também foram soltos na celebração.

"Eu estendo as minhas mãos para todos os surinameses porque nós precisamos de todos os surinameses juntos para melhorar esse país", disse um emocionado Bouterse após o resultado. "Nós, os surinameses, somos os verdadeiros donos desse país, não os países estrangeiros."

Ex-colônia holandesa no nordeste da América do Sul, o Suriname conquistou a independência em 1975 e atualmente tem na mineração de ouro e bauxita a base de sua economia. Também há uma incipiente indústria de exploração de petróleo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host