UOL Notícias Notícias
 
20/07/2010 - 19h49

Greve de controladores deve afetar voos na Grécia no domingo

ATENAS (Reuters) - Voos procedentes da Grécia e com destino ao país europeu serão afetados no domingo, quando os controladores de tráfego aéreo grego entrarão em greve contra um plano de reforma do Estado, afirmou um líder sindical nesta terça-feira.

O secretário-geral do sindicato dos controladores, Yannis Kourmoulakis, disse que a greve começará no domingo e terá a duração de um dia.

"O governo não está nos escutando. Suas reformas não vão resolver nossos problemas", disse ele à Reuters. As principais exigências sindicais são mais empregos e pagamento de horas extras.

Os sindicatos trabalhistas da Grécia têm organizado repetidas greves neste ano contra as medidas de austeridade e as reformas que o país endividado acertou com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e os parceiros da zona do euro em troca de 110 bilhões de euros em ajuda.

As greves afetaram o setor turístico, responsável por quase um quinto da economia de 240 bilhões de euros da Grécia.

Os controladores de tráfego aéreo e membros do sindicato do setor público ADEDY não participaram das paralisações de maio e junho, alegando que não queriam prejudicar o importante setor.

"Infelizmente eles (o governo) não aproveitaram o tempo que demos", afirmou Kourmoulakis.

(Reportagem de Renee Maltezou)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h46

    -0,55
    63.736,10
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host