UOL Notícias Notícias
 
20/07/2010 - 08h38

Ministros da UE aprovarão sanções mais duras contra Irã

Por Timothy Heritage

BRUXELAS (Reuters) - Os chanceleres da União Europeia adotarão sanções mais duras contra o Irã na semana que vem, incluindo medidas para impedir investimentos em petróleo e gás e reduzir a capacidade de refino e na área de gás natural do país, disseram diplomatas da UE.

O esboço de uma declaração preparado para uma reunião de ministros do Exterior da União Europeia mostrou que eles aprovarão uma decisão tomada pelos líderes da UE no dia 17 de junho para adotar mais sanções contra o programa nuclear de Teerã e pedir para que o país volte à mesa de negociações.

As medidas, que vão além das sanções adotadas pela Organização das Nações Unidas em 10 de junho, pressionam o Irã a retornar às negociações sobre suas atividades de enriquecimento de urânio, que o Ocidente suspeita ter o objetivo de construir armas atômicas.

O esboço da declaração afirma que os ministros, que se reunirão em Bruxelas na segunda-feira, aprovarão as novas sanções "em concordância com a declaração da União Europeia em 17 de junho", numa referência à decisão tomada pelos líderes da UE em encontro de cúpula.

O documento afirma que as medidas foram adotadas "com uma visão de apoiar a resolução de todas as preocupações pendentes relacionadas ao desenvolvimento pelo Irã de tecnologia sensível em apoio ao seu programa nuclear e de mísseis, por meio de negociações".

A declaração ainda precisa ser endossada por embaixadores da União Europeia em reunião em Bruxelas nesta semana, mas é improvável que sejam feitas grandes mudanças.

As novas medidas da UE se concentram no comércio, setor bancário e de seguros, transportes --incluindo cargas navais e aéreas-- e a indústria de petróleo e gás.

O Irã nega que seu programa nuclear tenha objetivo de produzir armas e afirma que ele visa a produção de energia e outros propósitos pacíficos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h46

    0,61
    63.042,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host