UOL Notícias Notícias
 
20/07/2010 - 11h03

Pandemia de H1N1 continua e OMS cancela reunião desta semana

GENEBRA (Reuters) - A comissão de emergência da Organização Mundial da Saúde não se reunirá nesta semana para revisar os dados sobre a pandemia da gripe H1N1 e nem irá declarar, no momento, o fim da pandemia, disse um porta-voz da OMS.

"Não haverá o EC (comissão de emergência na sigla em inglês) nesta semana. Ainda estamos monitorando e vendo como o vírus se comporta durante o resto do inverno no hemisfério sul", disse à Reuters o porta-voz da OMS Gregory Hartl.

A Bloomberg News, citando duas pessoas conhecedoras do assunto, havia informado na noite de segunda-feira que a comissão de emergência pretendia se reunir já na terça-feira para rever os dados e declarar o fim de uma pandemia iniciada oficialmente em junho de 2009.

Autoridades da saúde estão acompanhando o vírus em países como Argentina, Austrália, Chile, Nova Zelândia e África do Sul para verificar os índices de infecção, disse Hartl.

"Ainda estamos na fase 6, ainda é uma pandemia", disse Hartl, referindo-se à escala de seis fases da OMS onde a sexta fase representa uma pandemia de gripe completa.

"Basicamente nossa interpretação depois de falar com vários países do hemisfério sul é que ainda é muito cedo. Então não haverá nada nesta semana", disse Hartl.

Uma comissão de especialistas na gripe foi criada pela OMS, uma agência da Organização das Nações Unidas, para fazer recomendações sobre a pandemia, que emergiu no início de 2009 nos Estados Unidos e no México e se espalhou pelo mundo em apenas seis semanas.

Até o momento, dados oficiais indicam que o vírus matou 18.337 pessoas, mas a OMS diz que levará ao menos um ano depois do fim da pandemia para determinar o número real de mortos.

"No mundo, a atividade da pandemia da gripe continua baixa", disse a OMS em sua última atualização semanal na sexta-feira.

No momento em que a informação foi divulgada, o vírus H1N1 ainda estava sendo transmitido ativamente em partes do sul da Ásia, inclusive na Índia, na África do Sul e na América Central, segundo a agência.

"No geral, nas regiões temperadas do hemisfério norte (América do Norte e Europa) os vírus da gripe pandêmica e da gripe sazonal foram detectados apenas esporadicamente ou em índices muito baixos no mês passado", acrescentou.

(Reportagem de Stephanie Nebehay)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host