UOL Notícias Notícias
 
24/07/2010 - 11h52

BP interrompe trabalhos de vazamento devido a tempestade

HOUSTON (Reuters) - A aproximação de uma tempestade forçou a BP Plc a interromper seus esforços para estancar permanentemente o poço que vazou petróleo no Golfo do México, mas o fenômeno natural parece estar perdendo força neste sábado.

Dois navios-plataforma pararam de perfurar os poços de auxílio para interromper o vazamento de vez e se prepararam para sair do caminho da tempestade.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse que a depressão tropical Bonnie tinha menos possibilidade de se tornar uma tempestade tropical e pode se degenerar neste sábado em uma área de baixa pressão.

"Achamos que o sistema não é mais uma ameaça de se tornar uma tempestade tropical", afirmou Lixion Avila, meteorologista do centro de furacões, que tem sede em Miami.

Navios coletando dados sísmicos e acústicos no poço tampado e aqueles operando instrumentos subaquáticos que fornecem imagens ao vivo da abertura no poço serão os últimos a deixarem o local, e podem até ficar se o mar não se tornar muito agitado, disseram autoridades.

Bonnie foi rebaixada de uma tempestade tropical para uma depressão durante sua passagem pela Flórida até o Golfo do México na sexta-feira. Avila e Bonnie podem se dissipar em uma região de baixa pressão se os ventos caírem mais oito quilômetros por hora neste sábado.

A tempestade estava em curso para chegar em terra na costa da Louisiana e no noroeste da Flórida neste sábado.

(Reportagem de Kristen Hays)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h19

    -0,84
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h30

    1,07
    68.705,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host