UOL Notícias Notícias
 
24/07/2010 - 18h01

Tempestade Bonnie perde força e afasta temor de furacão no Golfo

Por Tom Brown

MIAMI, 24 de julho - (Reuters) - A tempestade tropical Bonnie enfraqueceu ainda mais no sábado, e o Centro Nacional de Furacões dos EUA (US Hurricane Center) disse que o sistema mal se sustentava sobre o Golfo do México.

"Ela está se desfazendo rapidamente e se transformando em uma depressão tropical", disse Dave Roberts, meteorologista do Centro de Furacões de Miami, sobre a tempestade Bonnie, que já não ameaçava mais o caminho do vazamento de óleo do Golfo do México.

Ele disse que a tempestade, que enfraqueceu e se transformou em uma depressão tropical na sexta-feira, poderia se desfazer completamente antes de tocar o solo no sábado a noite.

O Centro de Furacões já havia retirado os avisos costeiros de tempestade tropical relacionados à Bonnie.

A chegada da tempestade interrompeu os esforços da BP de tampar permanentemente seu poço no Golfo.

Ela também alertou os produtores de petróleo e gás natural a evacuarem seus funcionários offshore, interrompendo mais da metade da produção de petróleo bruto em áreas do Golfo reguladas pelos EUA e cerca de 25 por cento da produção de gás.

A BP disse no sábado que um poço auxiliar e outras embarcações que estão lidando com o vazamento, que haviam sido retiradas por causa do alerta de tempestade, estavam se preparando para voltar ao local do vazamento no poço de Macondo.

Cerca de 30 por cento do petróleo dos EUA, 11 por cento da produção de gás natural e mais de 43 por cento da capacidade das refinarias dos EUA ficam no Golfo do México.

Às 2 da tarde, o Centro de Furacões disse que a depressão tropical Bonnie ainda sustentava ventos de quase 48 quilômetros por hora. Estava num caminho que a faria tocar o solo entre o sudeste da Louisiana e o Alabama.

Bonnie é a segunda tempestade tropical que recebeu um nome, da temporada de furacões do Atlântico, que começou em primeiro de junho e vai até 30 de novembro.

Meteorologistas dizem que a estação de furacões desse ano deverá ser especialmente ativa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host