UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 10h30

Explosão no centro de Bangcoc mata uma pessoa e fere 10

Por Ploy Ten Kate

BANGCOC (Reuters) - Uma explosão matou uma pessoa e deixou ao menos dez pessoas feridas neste domingo em um ponto de ônibus de Bangcoc, depois do fechamento das urnas para uma eleição suplementar vista como um referendo à recente instabilidade política.

A bomba foi escondida debaixo de uma lixeira de uma parada de ônibus em uma rua no centro do distrito comercial da cidade, local ocupado durante semanas por milhares de manifestantes "camisas vermelha", que protestaram contra o governo antes de uma repressão militar no dia 19 de maio.

Não houve sinal de quem teria sido o responsável ou se o ataque teria ligações com a eleição na capital tailandesa, na qual o candidato do partido governista venceu uma votação apertada contra o líder oposicionista, preso desde maio sob acusações de terrorismo.

"A pessoa que fez isso quer agitar a situação", disse o porta-voz do governo, Panitan Wattanayagorn.

A explosão matou um homem de 51 anos, disse o diretor do hospital policial, Jongjet Aoajenpong. Sete homens e três mulheres ficaram feridos, inclusive um motorista de ônibus, disse o Centro Médico Erawan.

Foi a primeira explosão com mortes em Bangcoc desde que tropas e manifestantes "camisas vermelha" entraram em confronto entre abril e maio. Ao menos 89 pessoas morreram e 1.400 pessoas ficaram feridas no pior incidente de violência política na história da Tailândia moderna.

O país tem sido relativamente estável desde a repressão militar.

A maioria dos líderes da manifestação estão detidos, enfrentando acusações de terrorismo, ou foragidos. Os mercados financeiros da Tailândia e a economia já se recuperaram.

Um estado de emergência permitindo às autoridades a detenção de opositores sem acusação formal, a censura à imprensa, a proibição de reuniões e o congelamento de contas bancárias continua em vigor.

"O que acabou de acontecer é uma confirmação clara do porquê precisamos manter um decreto de emergência em algumas áreas. A situação não está completamente segura e calma", disse Panitan.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host