UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 15h46

Fidel Castro volta a vestir sua camisa de comandante

Por Esteban Israel

HAVANA (Reuters) - O ex-presidente cubano Fidel Castro voltou a usar no sábado sua camisa verde oliva, um forte símbolo com o qual governou o país durante quase meio século, em uma cerimônia nos subúrbios da capital.

Castro, que completará 84 anos no próximo mês e esta há quatro afastado do poder devido a uma doença, rompeu neste mês seu isolamento com aparições em pequenos atos públicos.

"Com sua camisa verde oliva de mil batalhas, compareceu neste sábado de manhã o comandante Fidel Castro Ruz para prestar tributo aos mártires de 26 de julho no mausoléu que os homenageia no município de Artemisa", disse o site Cubadebate.cu da Internet.

Mais tarde, imagens no noticiário da televisão estatal mostraram Fidel Castro com a camisa militar e vestindo uma calça azul escura esportiva.

Em Artemisa, a 60 quilômetros a Oeste de Havana, ele conversou com militantes do governo do Partido Comunista, colocou flores no mausoléu e cumprimentou algumas pessoas.

Depois, leu de pé uma mensagem sobre o significado de sua primeira ação militar, o ataque do dia 26 de julho de 1953 contra o quartel Moncada em Santiago de Cuba.

Desde que ficou doente e transferiu o poder ao seu irmão Raúl, Fidel Castro só foi visto usando roupas esportivas e camisas civis. Seu uniforme de comandante é um poderoso símbolo político em Cuba.

Ele tem se dedicado a escrever colunas na Internet sobre assuntos internacionais, recentemente publicando uma sobre o que considera ser uma iminente guerra nuclear se os Estados Unidos atacarem a Coreia do Norte ou o Irã.

Seu irmão, o presidente Raúl Castro, que luta para resgatar a devastada economia socialista de Cuba, disse que consulta o ex-presidente sobre as grandes decisões do Estado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h40

    -0,07
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h44

    -0,87
    75.309,50
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host