UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 10h55

Irã é a favor de retomada de negociações com a UE, diz ministro

ISTAMBUL (Reuters) - O Irã expressou disposição de retomar as negociações com a União Europeia (UE) sobre seu programa nuclear depois que acabar no início de setembro o mês sagrado do Ramadan, afirmou no domingo o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu.

Catherine Ashton, chefe de Política Exterior da UE, enviou no mês passado uma carta ao negociador nuclear iraniano Saeed Jalili com um convite para retomar as conversações.

"O senhor Mottaki confirmou que está a favor de uma reunião depois do Ramadan. Obviamente, isso depende de como se desenvolvam os eventos, mas em princípio ninguém é contra realizar uma reunião", afirmou Davutoglu depois de um encontro com os chanceleres do Irã e do Brasil, respectivamente Manouchehr Mottaki e Celso Amorim.

O Irã concordou em enviar parte de seu urânio ao exterior, retomando um plano esboçado pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de manter o trabalho nuclear da República Islâmica sob fiscalização. O acordo, entretanto, não conseguiu impedir uma nova rodada de sanções imposta por ONU, União Europeia e Estados Unidos.

O Ocidente teme que o Irã esteja trabalhando para desenvolver uma arma nuclear, alegação que Teerã nega, dizendo que seu programa tem objetivos pacíficos.

(Reportagem de Simon Cameron-Moore)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host