UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 15h18

Atentados contra peregrinos e canal de TV matam 23 no Iraque

Por Aseel Kami e Rania El Gamal

BAGDÁ (Reuters) - Dois carros-bomba explodiram nesta segunda-feira perto da cidade sagrada xiita de Kerbala, no sul do Iraque, matando 19 peregrinos e ferindo 54, segundo uma fonte oficial.

Em Bagdá, um homem-bomba matou pelo menos quatro pessoas em um ataque contra a sucursal do canal árabe de notícias Al Arabiya, disseram fontes de segurança.

Os ataques de Kerbala, 80 quilômetros a sudoeste de Bagdá, ocorreram às vésperas da celebração do aniversário do imã Mohammed al Mehdi, que deve atrair milhares de xiitas à cidade nesta semana.

As explosões aconteceram na estrada para Najaf, 20 quilômetros ao sul do centro de Kerbala, disse o governador regional Amal al Din al Hir a jornalistas, corrigindo outro funcionário que havia relatado 20 mortes.

O aniversário do imã motiva uma das várias peregrinações anuais à cidade, que se transformaram em demonstrações de poder da maioria xiita desde o fim da ditadura de Saddam Hussein, que proibia tais rituais.

A insurgência sunita, por sua vez, faz das peregrinações xiitas um alvo constante dos seus ataques, como já ocorreram neste mês com a morte de 40 pessoas nos arredores da mesquita do imã Moussa al Kadhim, em Bagdá.

ATAQUE À TV

Um homem-bomba acionou explosivos em um furgão perto do acesso à sucursal da Al Arabiya, no bairro de Harithiya, matando um faxineiro e três guardas, segundo um porta-voz policial. Dez pessoas ficaram feridas. A Al Arabiya, com sede em Dubai, confirmou que houve quatro mortes.

Um dos feridos é o ex-vice-premiê Salam al Zobai, que vive perto do local do atentado.

Há poucas semanas, as autoridades alertaram que vários veículos estrangeiros de comunicações, como a Al Arabiya, poderiam ser alvo dos insurgentes sunitas ligados à Al Qaeda.

O general Qassim al Moussawi, porta-voz das forças de segurança, disse que a ameaça permanece, e que cada sede ou sucursal de veículos de comunicação está sendo patrulhada. "As impressões digitais da Al Qaeda estão claras nesta explosão suicida", acrescentou.

(Reportagem adicional de Suadad al-Salhy e da Reuters TV)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host