UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 16h34

Pentágono vai revisar documentos vazados sobre Afeganistão

WASHINGTON (Reuters) - O Pentágono informou na segunda-feira que a revisão sobre o vazamento de documentos militares secretos da guerra do Afeganistão levaria "dias, se não semanas" e que é muito cedo para avaliar o dano provocado por eles.

A WikiLeaks, organização que promove o vazamento de informações para combater a corrupção corporativa e governamental, anunciou no domingo a publicação de 91 mil documentos militares norte-americanos sobre a guerra.

Classificando a divulgação como um "ato criminoso", o porta-voz do Pentágono, coronel Dave Lapan, afirmou que o Departamento de Defesa estava se esforçando para revisar os documentos a fim de determinar "se eles revelam fontes e métodos" que coloquem em perigo os soldados ou ameacem a segurança nacional.

"Nós vimos apenas uma fração dos documentos que supostamente estão lá; assim, até que vejamos todos eles, não conseguiremos saber exatamente a extensão do dano", disse Lapan a jornalistas no Pentágono.

Entre os documentos estão relatórios de que os oficiais dos EUA no Afeganistão suspeitavam seriamente que o Paquistão apoiava em sigilo os insurgentes do Taliban enquanto recebia enormes quantias de assistência norte-americana.

Os documentos podem alimentar a dúvida crescente no Congresso a respeito da estratégia de guerra do presidente dos EUA, Barack Obama, enquanto o número de mortes de norte-americanos sobe na guerra impopular que já dura nove anos.

Lapan não quis discutir a relação com o Paquistão nem nenhum documento específico, afirmando que, apesar da divulgação deles na Internet, a informação permanecia secreta.

Os documentos pareciam ser classificados apenas no nível de segredo - ainda sigilosas, mas num nível menor do que outros tipos de sigilos dentro do sistema de classificação militar, afirmou Lapan.

(Reportagem de Phil Stewart)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host