UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 21h50

União Europeia pede que Sérvia e Kosovo negociem

Por Justyna Pawlak

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia (UE) exortou nesta segunda-feira Sérvia e Kosovo a negociar, apesar da recusa de Belgrado em reconhecer a independência de sua antiga província, destacando o incentivo a uma eventual adesão ao bloco.

Tanto Sérvia como Kosovo esperam se unir à UE algum dia, mas diplomatas dizem que qualquer avanço será difícil se suas relações não melhorarem.

Na semana passada, um veredicto não vincunte do Tribunal Internacional de Justiça determinou que a independência do Kosovo em 2008 não violava a lei internacional. Para a chefe de Política Exterior da UE, Catherine Ashton, a decisão deveria ser uma oportunidade para diminuir as diferenças.

"O que ofereci a Pristina e Belgrado é que o futuro de ambos está na União Europeia ... espero que queiram avançar e começar as discussões", disse ela em entrevista coletiva depois de uma reunião de ministros das Relações Exteriores europeus.

O bloco luta para encontrar uma posição comum em relação à Sérvia, que solicitou a adesão em dezembro, e ao Kosovo.

Cinco dos 27 Estados da UE --Chipre, Eslováquia, Romênia, Espanha e Grécia-- ainda se negam a reconhecer o Kosovo como um país independente.

Vários governos do bloco pressionaram nesta segunda-feira por um compromisso, sugerindo que um progresso mais rápido no processo de candidatura da Sérvia incentivaria Belgrado a reparar os laços com o Kosovo.

Diplomatas disseram que poderia levar meses até que a UE concordasse em avançar sobre a petição sérvia, já que alguns Estados poderiam exigir que, primeiro, o país capturasse suspeitos de crimes de guerra.

As perspectivas de um progresso diplomático entre Sérvia e Kosovo parecem escassas.

Nesta segunda-feira, o Parlamento sérvio começou a debater uma resolução que pede novos diálogos sobre o Estado do Kosovo na Organização das Nações Unidas (ONU), uma medida que poderia agravar ainda mais as relações.

(Reportagem de Justyna Pawlak)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,70
    3,280
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h54

    -1,87
    61.471,04
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host