UOL Notícias Notícias
 
02/08/2010 - 11h59

Israel teme que Turquia passe segredos ao Irã

Por Dan Williams

JERUSALÉM (Reuters) - O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, manifestou preocupação de que a Turquia, outrora uma sólida aliada do Estado judeu, compartilhe segredos israelenses com o Irã, revelando assim uma profunda desconfiança de Israel em relação aos novos rumos diplomáticos adotados pelo governo turco.

As declarações de Barak, que foram feitas em 25 de julho numa reunião com líderes comunitários israelenses, foram divulgadas pela Rádio do Exército de Israel. O Ministério da Defesa não quis comentá-las, mas uma pessoa que participou da reunião, em um kibbutz nos arredores de Jerusalém, confirmou o seu teor.

A Turquia nos últimos anos vem se aproximando de outros países islâmicos, em detrimento das suas boas relações com Israel. A tensão entre os dois países cresceu depois do ataque israelense a ativistas turcos que tentavam levar mantimentos à Faixa de Gaza, em 31 de maio.

Durante o evento, Barak disse que a Turquia continua sendo "uma amiga e importante aliada estratégica", mas que Hakan Fidan, novo chefe da Organização Nacional de Inteligência da Turquia, é um "amigo do Irã".

"Há alguns segredos nossos (confiados à Turquia), e a ideia de que eles podem ser abertos aos iranianos nos próximos meses, digamos, é bastante perturbadora", disse Barak, segundo a rádio.

(Reportagem adicional de Tulay Karadeniz em Ancara)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host