UOL Notícias Notícias
 
03/08/2010 - 11h03

Israel espera que comissão da ONU melhore relações com Turquia

JERUSALÉM (Reuters) - Israel espera que sua decisão de cooperar com uma investigação da Organização das Nações Unidas sobre um ataque contra um comboio que levava ajuda a Gaza, resultando em mortes, irá melhorar as relações com sua antiga aliada Turquia, disse o vice-premiê Dan Meridor nesta terça-feira.

A decisão de cooperar com uma investigação da ONU, anunciada na segunda-feira, é "primeiramente, para meu conhecimento, destinada à Turquia e a Israel para que possam trazer as relações de volta a uma condição melhor", disse Meridor à Rádio do Exército Israelense.

O ataque do dia 31 de maio a um comboio turco, que estava tentando romper o bloqueio israelense a Gaza, região comandada pelo Hamas, causou uma revolta internacional depois que comandos israelenses mataram oito turcos e um turco-americano que segundo eles estavam resistindo violentamente.

A Turquia acolheu a ideia de criar uma comissão, composta de dois membros internacionais, um membro turco e um israelense, dizendo ser "o passo certo na direção certa".

Israel ainda irá anunciar quem será nomeado para o comitê, que será liderado pelo ex-premiê neozelandês Geoffrey Palmer. A comissão deve iniciar seu trabalho no dia 10 de agosto e entregar seu primeiro relatório de progresso em meados de setembro.

Israel criou sua própria comissão civil para examinar a interceptação do comboio. Uma investigação militar israelense separada encontrou erros operacionais no ataque, mas defendeu o uso de força.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,55
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h35

    -0,38
    75.317,50
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host