UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 18h12

Anac multa Gol em R$2 mi e prevê normalização de voos até 6a

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) definiu multa de 2 milhões reais para a Gol pelos atrasos e cancelamentos de voos nos últimos dias. A autarquia proibiu a empresa aérea de operar voos fretados até que a situação se normalize, o que deve ocorrer até sexta-feira.

A Anac determinou ainda que os passageiros da Gol afetados por atrasos possam embarcar em outras companhias aéreas, com endosso do bilhete pela Gol.

Desde terça-feira, a Anac negociou com a Gol a utilização na sua malha regular de cinco aviões Boeing 767 que pertenciam à Varig, que foi comprada pela Gol, com capacidade de 230 passageiros cada aeronave, para dar vazão aos passageiros que não conseguiram viajar.

"Não tínhamos como identificar ou antecipar os problemas", disse a jornalistas a diretora-presidente da Anac, Solange Vieira.

"Acho que é um caso isolado, mas não podemos dizer que não vai acontecer de novo. Vamos ficar muito mais preocupados agora", acrescentou. "Há um excesso de demanda no Brasil, mas essa situação com a Gol foi um problema que poderia ter acontecido em qualquer momento, foi uma falta de sorte de todo mundo."

A diretora-presidente da Anac disse acreditar que os atrasos e cancelamentos da Gol foram consequência de problemas no software de gestão de carga horária dos tripulantes da companhia aérea, como informou a empresa.

Pela lei, um piloto pode voar até 85 horas por mês, com limite de 230 horas em um trimestre. Na prática, se o piloto voa 85 horas no primeiro mês, terá que reduzir sua carga de trabalho para não extrapolar o limite em três meses. A suposta falha em software da Gol não respeitou essas cargas máximas, provocando problemas na escala dos funcionários.

Na segunda-feira, por exemplo, mais da metade dos voos da Gol atrasaram, causando filas e irritação nos aeroportos. A empresa atribuiu os atrasos a um "pico de movimento em razão do retorno das férias escolares" e à implantação de nova escala de funcionários.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host