UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 14h55

Controladores do tráfego aéreo espanhol negociam greve

Por Carlos Ruano

MADRI (Reuters) - Controladores de voo da Espanha se reuniram com a autoridade aeroportuária Aena nesta quarta-feira para tentar evitar uma greve contra cortes de salários e condições de trabalho, disse um porta-voz do sindicato.

Controladores do tráfego aéreo tomaram o primeiro passo em direção à greve na terça-feira ao votarem para dar aos líderes do sindicato USCA o poder de decisão sobre a realização da greve. No entanto, eles poderiam desistir da manifestação se a Aena e o Ministério de Obras Públicas, que controla a agência, mudar sua atitude, disse o sindicato.

"Pedimos apenas uma hora do (ministro de Obras Públicas) José Blanco para nos explicarmos. Se virmos uma mudança em atitude, iremos reconsiderar a greve", disse o porta-voz da USCA, Cesar Cabo.

O ministério suspendeu negociações com os controladores em fevereiro depois do fracasso em chegar a um acordo sobre mudanças nas condições de trabalho, e tentou aprovar leis abrindo o setor para a competição de outras entidades públicas e privadas.

Os salários relativamente altos dos controladores de voo e poucas horas de trabalho enfureceram a mídia espanhola, no momento em que o país aplica duros cortes de salários no setor público para aliviar o déficit e as dívidas do país.

A Espanha é o segundo maior destino turístico do mundo e uma paralisação de sua aviação civil deve causar confusão no país, que tenta sair de dois anos de crise econômica.

(Reportagem de Carlos Ruano)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h19

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host