UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 15h35

Presidente do Paraguai é submetido a pequena cirurgia

ASSUNÇÃO (Reuters) - O presidente paraguaio, Fernando Lugo, foi submetido nesta quarta-feira a uma cirurgia para a retirada de um gânglio da virilha, mas voltará logo para casa, informou um de seus médicos.

Lugo, de 59 anos e que no começo de janeiro passou por uma cirurgia na próstata, tinha a operação prevista desde a semana passada, mas adiou o procedimento para cumprir compromissos do governo, disse a jornalistas o urologista Cayo Estigarribia.

"Como é um procedimento que fazemos com uma anestesia leve, vai ficar de 3 a 4 horas internado e depois volta para casa", afirmou Estigarribia.

"Retiramos o gânglio e vamos fazer um estudo, que é exclusivamente de rotina, mas é importante tomar todos os cuidados, todas as precauções", acrescentou.

Um comunicado do gabinete da Presidência divulgado mais cedo informou que Lugo havia sido hospitalizado para ser submetido a uma avaliação médica numa clínica de Assunção, sem dar detalhes sobre o estado de saúde do mandatário.

A imprensa local disse que Lugo teve a companhia de sua irmã Mercedes Lugo e da ministra da Saúde, Esperanza Martínez.

O médico informou que Lugo ficará os próximos dias em repouso relativo após a operação.

"Hoje e amanhã ele ficará em repouso para evitar dor e para que a cicatrização seja correta. Um repouso relativo, sem necessidade de ficar acamado", explicou.

Lugo viajou à Argentina na terça-feira para participar da reunião de cúpula do Mercosul, mas já não tinha presença prevista na cerimônia de posse do novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, no fim de semana.

(Reportagem de Daniela Desantis)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host