UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 15h20

Anac diz que situação em aeroportos e em voos da Gol está normal

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A situação nos aeroportos brasileiros voltou ao normal nesta quinta-feira depois do caos provocado pela Gol nos últimos dias, segundo a diretora-presidente da Anac, Solange Vieira.

Ela voou pela companhia aérea na manhã desta quinta-feira para acompanhar de perto a situação da empresa. Solange percorreu os principais aeroportos do eixo Rio de Janeiro-São Paulo.

"A gente estava prevendo que a situação normalizasse entre ontem (quarta-feira) e hoje. Hoje a gente já viu a situação, em todos os aeroportos está normal", disse ela a jornalistas. "O atraso da companhia nesta quinta está dentro de um padrão normal... a gente não tem problema nenhum e de manhã foi quase zero por cento de atraso", acrescentou.

A origem do caos, de acordo com a companhia, foi um problema na escala de trabalho de funcionários no último fim de semana, que provocou um efeito em cadeia, o que gerou centenas de atrasos e vários cancelamentos de voos da Gol em todo país.

A Anac decidiu multar a Gol em 2 milhões de reais e a agência reguladora proibiu que a companhia aérea realize novos fretamentos de voos e promova o endosso de bilhetes até que o problema seja totalmente sanado.

Se houver recurso, o processo de recebimento da multa pode levar de 6 meses a um ano, de acordo com Solange.

A presidente da autarquia afirmou que durante todo o mês de agosto a Anac vai acompanhar a escala de trabalho dos funcionários, comissários, comandantes e tripulantes da Gol para que novos problemas não se repitam.

"Com a Gol vamos acompanhar agora a questão da tripulação semanalmente. Tudo indica que foi um problema no sistema da companhia e esse mês a escala de junho e não de julho será reproduzida", finalizou ela.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,57
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h01

    -0,38
    75.315,19
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host